Pular para o conteúdo principal

Organizando equipes de projeto de melhoria


HCOR
Matrículas encerradas

Este curso é uma extensão dos conteúdos aplicados no projeto PROADI-SUS “Saúde em Nossas Mãos: Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil” para a implantação de práticas seguras.

O curso apresenta ferramentas úteis para estruturar o trabalho em equipe durante a execução de projetos de melhoria no contexto de uma unidade de saúde por meio de exemplos práticos. Ele foi desenhado em formato interativo, onde por meio de nove cenários e situações comuns, com situações cotidianas e desafiadoras e servirão de base à aprendizagem de estratégias para o trabalho em equipe.

Estruturação de equipes de melhoria (condições necessárias para que uma equipe seja bem-sucedida) ferramentas para a melhoria dos projetos, estratégias para uma reunião produtiva e ferramentas para gerenciar projetos, estratégias e ferramentas para aumentar o engajamento da equipe, melhoria da comunicação, sendo o conteúdo abordado de maneira reflexiva, ativa e dinâmica

Público-alvo: Profissionais da área da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e que desenvolvem ações de segurança do paciente em seus serviços.

CONSULTORES TÉCNICOS E DE CONTEÚDO

Consultor

Érica Deji Moura Morosov

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI – HCor. Aprimoramento em Enfermagem em Cardiologia pelo INCOR/HCFMUS e Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement.

Consultor

Ana Tucunduva Cardoso

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI – HCor. Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo.

Consultor

Cristiana Martins Prandini

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI – HCor. Coordenadora de Projetos no Laboratório de Implementação do Conhecimento em Saúde - LICS/HCor - São Paulo.

Consultor

Andrea Keiko Fujinami Gushken

Especialista em Gestão de Negócios em Saúde. Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Consultor

Marianilza Lopes da Silva

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI – HCor. Especialista em Gestão de Projetos. Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute Healthcare Improvement (IHI).

Consultor

Simone Rodrigues dos Santos de Ascencao

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI – HCor. Especialista em Qualidade e Segurança do Paciente.

Consultor

Luciana Yumi Ue

Técnica do PNSP - MS, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Grade curricular

01  

  Apresentação  

 10 min

02  

  Avaliação inicial  

 10 min

03  

  CENÁRIO 1 – Apresentação Equipe de Melhoria  

 40 min

04  

  CENÁRIO 2 – O recrutamento

 1 Hr

05  

  CENÁRIO 3 - Reflexão: incluindo um representante do paciente na equipe de melhoria  

 30 min

06  

  CENÁRIO 4 - Criando estrutura de trabalho da equipe  

 30 min

07  

  CENÁRIO 5 – Fases do desenvolvimento de uma equipe  

 1 Hr

08  

  CENÁRIO 6 - Envolvendo a alta gestão na remoção de barreiras  

 30 min

09  

  CENÁRIO 7 – Estratégias para conduzir reuniões produtivas  

 1 Hr

10  

  CENÁRIO 8 – Reestruturação da equipe (turnover)  

 1 Hr

11  

  CENÁRIO 9 – Encerramento: Sustentabilidade da estrutura de trabalho da equipe  

 30 min

  1. Número do curso

    HCOR_OEPM_2022
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas