Pular para o conteúdo principal

Envolvimento do paciente e da família nos cuidados


MOINHOS
Matrículas encerradas

Esse curso apoia a aprendizagem dos profissionais de saúde quanto às habilidades para compor a participação do paciente e da família no cuidado e na prevenção das infecções. Cuidados prestados com compaixão, empatia e em parceria com o paciente e família favorecem melhores resultados em saúde. Quanto maior a colaboração entre o sistema de saúde, pacientes, familiares e profissionais, melhor é a percepção sobre o cuidado pelo paciente.

Os seguintes conteúdos serão abordados: envolvimento do paciente e da família no cuidado compassivo, a importância, impactos e benefícios, empatia, estratégias e ferramentas para o cuidado compassivo, engajamento da equipe multidisciplinar, educação do paciente/família na promoção da segurança do paciente e o paciente e a família como parceiros nos cuidados.

Público-alvo: Profissionais da área da saúde que atuam no Sistema Único de Saúde (SUS) e que desenvolvem ações de melhoria contínua.

CONSULTORES TÉCNICOS E DE CONTEÚDO

Consultor

Pâmella de Souza

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI Hospital Moinhos de Vento. Especialista em Controle de Infecções.

Consultor

Patrícia Bopsin

Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI Hospital Moinhos de Vento. Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Consultor

Elenara Ribas

Especialista em Gestão em Saúde, Expert ISQua, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Consultor

Luciana Yumi Ue

Técnica do PNSP - MS, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI)

Grade curricular

01  

  Apresentação  

  5 min  

02  

  Avaliação inicial  

  10 min  

03  

  Módulo 1 – Envolvimento do paciente e da família no cuidado compassivo  

  30 min  

04  

  Módulo 2 – Promovendo estratégias e ferramentas  

  30 min  

05  

  Módulo 3 – O paciente e a família como parceiros no cuidado  

  30 min  

06  

  Avaliação final  

  10 min  

07  

  Pesquisa de satisfação  

  5 min  

  1. Número do curso

    2022_HMV_EPFC
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas