Pular para o conteúdo principal

Curso de atualização - Cuidados em alta complexidade


Todos
Matrículas encerradas

Este curso foi desenvolvido para profissionais que atuam e poderão atuar no atendimento aos pacientes críticos, composto por conteúdos que envolvem a assistência de enfermagem. Espera-se oferecer para os profissionais a construção de conhecimentos necessários para a prática em cuidados críticos.

O objetivo principal da capacitação é preparar os profissionais de enfermagem que não possuem experiência em áreas críticas, para que possam atuar nas instituições de saúde e adquirir conhecimentos nos cuidados de enfermagem aos pacientes críticos, com foco nas práticas seguras e sinais de alerta.

CONSULTORES TÉCNICOS E DE CONTEÚDO

Consultor

Ana Tucunduva Cardoso

Enfermeira Mestre em Ensino em Ciências da Saúde pela UNIFESP e Especialista em Administração Hospitalar.Especialista Plena no HCor no Projeto Saúde em nossas Mãos.

Consultor

Beatriz Ramos

Enfermeira Especialista em Emergências Clínicas e Trauma pela Universidade de Santo Amaro (Unisa). Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social PROADI do Hospital Sírio-Libanês.

Consultor

Carolina Caruccio Montanari

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Doutora e Mestre em Medicina: Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Consultor

Claudia Satiko Takemura Matsuba

Enfermeira com Pós-graduação em Enfermagem em UTI; Especialização em Nutrição Parenteral e Enteral; Mestrado em Ciências; MBA Executivo em Saúde e Doutorado em Ciências.

Consultor

Claudia Vallone Silva

Enfermeira Epidemiologista pelo SHEA. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Especialista em Gerenciamento de Enfermagem. Consultora no Projeto Colaborativo Saúde em Nossas Mãos pelo Hospital Albert Einstein (HIAE).

Consultor

Cilene Saghabi

Especialista na área de Fisioterapia em Terapia Intensiva Adulto. Professora e Supervisora nos cursos de Pós-graduação de Fisioterapia do Centro de Ensino e Pesquisa da SBIBAE. Tutora no ensino a distância e instrutora no Centro de Simulação Realística da SBIBAE. Consultora técnica no Projeto Colaborativo Saúde em Nossas Mãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Consultor

Cristiana Martins Prandini

Enfermeira Pós-Graduada em Enfermagem Pediátrica – Coordenadora do Projeto Melhorando a Segurança do Paciente em Larga Escala no Brasil pela Associação Beneficente Síria- HCor.

Consultor

Daiana Barbosa da Silva

Mestre em enfermagem pelo Programa de Pós-graduação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Doutoranda do Programa de Ciências de Reabilitação da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre. Consultora Técnica do Escritório de Projetos PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento. Pesquisadora do Escritório de Projetos PROADI-SUS do Hospital Moinhos de Vento, atuando nos Projetos UTI Visitas e DONORS - Estratégias para otimizar a doação de órgãos no Brasil.

Consultor

Daniela Duarte da Silva de Jesus

Enfermeira, Especialista em Terapia Intensiva e Mestranda em Ensino na Saúde pela Universidade Federal em Ciência da Saúde de Porto Alegre. Enfermeira do projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade social- PROADI-SUS Hospital Moinhos de Vento.

Consultor

Dejanira Aparecida Regagnin

Enfermeira Especialista e Mestre em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UNIFESP. Consultora técnica no Projeto Colaborativo Saúde em Nossas Mãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE).

Consultor

Flavia Fernanda Franco

Coordenadora da Colaborativa Saúde em Nossas Mãos pelo Hospital Israelita Albert Einstein, Consultora de Qualidade e Segurança do Escritório de Excelência Einstein, Especialista em Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement ( IHI ), M.Sc em Saúde do Adulto pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo, Especialista em Cardiologia pela UNIFESP.

Consultor

Fernando Enrique Arriel Pereira

Enfermeiro especialista em Urgência e Emergência, Gestão em serviços de Saúde e certificação Green Belt em Lean Six-Sigma. Faço parte do projeto colaborativo pelo HAOC Saúde em Nossas Mãos.

Consultor

Guilherme Cesar Silva Dias Santos

Enfermeiro no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social- Hospital Alemão Oswaldo Cruz. Especialista em Cardiologia, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI), MBA Gestão de Projetos.

Consultor

Juliana Ellwanger

Farmacêutica pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Especialista em Apoio Diagnóstico e Terapêutico (Programa de Residência Profissional da Saúde da PUCRS) e Mestre em Assistência Farmacêutica (UFRGS). Farmacêutica no setor de Responsabilidade Social, Projetos PROADI-SUS, do Hospital Moinhos de Vento.

Consultor

Karina de Carvalho Andrade

Especialista em Projetos. Coordenadora no Projeto Saúde em Nossas Mãos pela Responsabilidade Social PROADI do Hospital Sírio Libanês. MBA em Gestão de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas. Enfermeira Especialista em Terapia Intensiva.

Consultor

Louisiana Carolina Ferreira de Meireles

Fisioterapeuta, Mestra em Medicina e Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora Adjunta da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento, Porto Alegre-RS.

Consultor

Luciana G. Albuquerque Souza

Enfermeira especialista em UTI e nefrologia, MBA em controle de infecção e gestão em saúde e em andamento a certificação Black Belt em Lean Six-Sigma. Faço parte do projeto colaborativo pelo HAOC Saúde em Nossas Mãos.

Consultor

Luciana Yumi Ue

Técnica do PNSP - MS, Especialista em Ciência da Melhoria pelo Institute for Healthcare Improvement (IHI).

Consultor

Márcia Otero Sanches

Enfermeira, Mestre e Doutora em Enfermagem. Coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA), Professora e Coordenadora do curso de Enfermagem da Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento e Coordenadora do Curso Técnico em Enfermagem da Escola de Educação Profissional do Hospital Moinhos de Vento - POA/RS.

Consultor

Maria José Santos de Oliveira

Enfermeira especialista em urgência e emergência com foco na gestão do SUS. Especialização em docência do ensino superior. Mestre em saúde e desenvolvimento humano.

Consultor

Martina Madalena Pedroso

Possui graduação em Fisioterapia pela Universidade Federal de Santa Maria (2009), residência em Cardiologia pelo Programa de Residência Multiprofissional do Instituto de Cardiologia/ Fundação Universitária de Cardiologia (2012), especialista em Terapia Intensiva Adulto pelo COFFITO (2015) e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde: Cardiologia e Ciências Cardiovasculares da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2015). Docente na Faculdade de Ciências da Saúde Moinhos de Vento.

Consultor

Patrícia dos Santos Bopsin

Mestre em Ciências Médicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Especialista em Gestão de Riscos e Segurança Hospitalar. Especialista em Tecnologias Educacionais para Prática Docente no Ensino. Enfermeira no Projeto Saúde em Nossas Mãos, Responsabilidade Social-PROADI Hospital Moinhos de Vento.

Consultor

Paula Tuma

Médica Infectologista Especialista em Melhoria Contínua, Consultora em Melhoria no Projeto Colaborativo Saúde em Nossas Mãos; Fellow do Institute for Healthcare Improvement; M.Sc pela Universidad Complutense de Madrid, Ph.D em Infectologia pela UNIFESP.

Consultor

Rafaela Moraes de Moura

Farmacêutica Industrial pela PUC-RS. Especialista em Farmácia Oncológica. Pesquisadora e Consultora de projetos no setor de Responsabilidade Social do Hospital Moinhos de Vento.

Consultor

Ricardo Tadeu Prete

Enfermeiro da EMTN do HCor, Especialista em Terapia Nutricional Enteral e Parenteral pela Braspen, Membro do Comitê Educacional da Braspen, Pós graduado em Terapia Intensiva pela FMU.

Grade curricular

01

Apresentação

5 min

02

Avaliação inicial

10 min

03

Módulo 1 - Critérios de admissão e na alta da terapia intensiva

50 min

04

Módulo 2 - Dispositivos e equipamentos no atendimento ao paciente crítico

50 min

05

Módulo 3 - Prevenção e controle de infecções hospitalares, uso de equipamentos de proteção

40 min

06

Módulo 4 - Qualidade assistencial e segurança do paciente na terapia intensiva

60 min

07

Módulo 5 - Higiene, conforto e procedimentos

50 min

08

Módulo 6 - Assistência de enfermagem na prevenção e cuidados das lesões

30 min

09

Módulo 7 - Uso de medicamentos ao paciente crítico

30 min

10

Módulo 8 - Mobilização do paciente crítico

30 min

11

Módulo 9 - Suporte nutricional ao paciente crítico

30 min

12

Módulo 10 - Suporte avançado de vida

30 min

13

Módulo 11 - Monitorizações e terapias invasiva e não invasiva e principais terapias

40 min

14

Módulo 12 - Avaliação e monitoramento dos pacientes

40 min

15

Módulo 13 - Prevenção de Infecções Relacionadas à Assistência à Saúde (IRAS)

50 min

16

Avaliação final

10 min

17

Pesquisa de satisfação

5 min

  1. Número do curso

    2023_HMV_CACAC
  2. Início das aulas

  3. Término das aulas